quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Curvas e Contra-esterço (contramanillar)

Além das postagens anteriores já toquei neste assunto, mas apareceu agora este material (vídeo) muito bom:




Antes, em 2012 publiquei isto (link):

Já ouviu falar em CONTRA-ESTERÇO? Não?!... Então leia este artigo:
http://www.viagemdemoto.com/index.php/dicas/1476-dicas-de-pilotagem-curvas
E sua continuação (a melhor parte, mais curta e objetiva)...
http://www.viagemdemoto.com/index.php/dicas/367-praticando-o-contra-esterco-em-viagens-de-moto

E em 2011, isto (link):

Leiam com atenção os textos dos links abaixo:

http://cursodepilotagem.blogspot.com/2008/07/dominando-inclinacao.html

http://motorpride.blogspot.com/2010/08/tecnica-de-curva-o-contra-esterco.html
... de onde pequei emprestada esta imagem:



Na prática, as curvas na estrada ficam mais estáveis e o desvio de buracos mais eficiente.

Testando: Como aconselha o autor num dos links, em linha reta a 60 Km/h e sem trânsito ao seu redor (com segurança), teste empurrando um pouco o guidão com uma das mãos, pois isto esterça a roda apenas alguns graus e... parece inacreditável, mas funciona ao contrário do "normal"!

Importante: Em baixa velocidade o esterço é para o mesmo lado da curva.

Leia também sobre pêndulo.

E fica esta dica de um colega:
Aqui uma aplicação prática dessa técnica...
Imagens impressionantes, vale a pena ver...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, deixe seu comentário! (mas mantenha o respeito... comentários negativos feitos por usuários anônimos serão sumariamente apagados)