quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

As curvas e o contra-esterço

Leiam com atenção os textos dos links abaixo:

http://cursodepilotagem.blogspot.com/2008/07/dominando-inclinacao.html

http://motorpride.blogspot.com/2010/08/tecnica-de-curva-o-contra-esterco.html
... de onde pequei emprestada esta imagem:



Na prática, as curvas na estrada ficam mais estáveis e o desvio de buracos mais eficiente.

Testando: Como aconselha o autor num dos links, em linha reta a 60 Km/h e sem trânsito ao seu redor (com segurança), teste empurrando um pouco o guidão com uma das mãos, pois isto esterça a roda apenas alguns graus e... parece inacreditável, mas funciona ao contrário do "normal"!

Importante: Em baixa velocidade o esterço é para o mesmo lado da curva.

Leia também sobre pêndulo.

20/jan, complementando com esta dica de um colega:
Aqui uma aplicação prática dessa técnica...
Imagens impressionantes, vale a pena ver...

4 comentários:

  1. Realmente impressionante! Vou tentar essa técnica com a minha moto!

    ResponderExcluir
  2. E aí? Conheceu a outra máquina que tinha dentro da tua própria moto?

    ResponderExcluir
  3. http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=94106&topico=2875229

    ResponderExcluir
  4. http://www.motonline.com.br/noticia/contra-esterco-efeito-giroscopico-dominio-nas-curvas/

    ResponderExcluir

Seja bem vindo, deixe seu comentário! (mas mantenha o respeito... comentários negativos feitos por usuários anônimos serão sumariamente apagados)