sábado, 17 de dezembro de 2011

TANQUE AMPLIADO (Shadow 600)

Salve gurizada motociclística!

Antes de mais nada, um Feliz Natal e um próspero ano novo a todos!

Como alguns colegas acompanharam, há alguns meses venho numa sina atrás de um TANQUE AMPLIADO OU AUMENTADO PARA SHADOW 600 (VLX OU VT600C).

A minha, especificamente é 2001/2002, preta, uma ótima máquina... em 1 ano inteiro rodando fiquei só uma vez na mão, mas foi por conta de ter protelado a revisão geral, que deve ser feita a cada, no máximo, 10 mil Km. Rodei 11 mil em 11 meses (sem viagem longa, só nos findis). 1000 Km/mês, mesmo ritmo do dono anterior... será que é a moto que manda em nós?! (Talvez sim.)

Pois, falando do tanque, um historinha... me f... ferrei gastando uma grana num tanque numa tal de Metal Customs, fria total (saiba mais).

Mas fui salvo pelo "São" Giovani de Bagé (aqui do lado, apenas 160 Km) que ampliou pra mim um tanque original que tinha os 11 (9+2) litros e deixou com maravilhosos 18 (17,9) litros, sendo 12,5 normais e 5,4 de reserva.

Fiquei sabendo dele pelo Fernando, daqui de SantAna do Livramento, que conhecia o Milton (Miltinho) de Dom Pedrito, que, por sua vez já tinha ampliado o tanque dele com o Giovani de Bagé. Em minutos eu estava falando com o próprio Giovani pelo celular e combinado o serviço.

Como ficou para rodar:
- Os 12,5 litros normais dão uma autonomia de 185 a 240 Km, dependendo mais da inclinação do terreno do que do consumo;
- Geralmente os 12,5 litros duram mais que 200 Km;
- A autonomia total é mais de 300 Km, mas nunca arrisquei chegar a tanto, pois...
- Na prática, abasteço a quando passa dos 200 Km;
- O consumo da minha, carregada e com garupa, está entre 17 e 18 Km/litro;
- A reserva entra pouco depois de 2/3 do tanque, o que me dá de 70 a 100 Km na reserva.

Como se faz esta ampliação?
- O tanque original é cortado longitudinalmente (ao comprido, ou, como dizem no Uruguay, "de largo");
- Mas SEM atorar até o fim, o que preserva seu alinhamento e largura originais na parte que fica contra o banco;
- Depois é aberto para os LADOS e preenchido com chapa nova;
- Portanto, permanece a mesma altura, mas com bem mais largura.

1ª DICA: Consiga OUTRO tanque para usar enquanto o cara trabalha, pois, apesar de fazer bem o trabalho, ele vai necessitar de tempo, SEM PRESSA. Se você for apressado como eu, vai incorrer na mesma falha: A tinta e/ou a massa não vão estar bem secas e vais ter que pintar novamente. Se não conseguir um emprestado, como eu consegui com o colega Fernando, COMPRE um outro original para ser cortado (pode estar arranhado e sem os emblemas laterais). Os emblemas laterais podem ser retirados do seu tanque atual. O serviço leva uns 20 dias, mas convém dar mais tempo, para fazer com calma.

2ª DICA: Pode enviar o tanque original por correio ou outro meio, mas, se possível, vá rodando até a oficina (em Bagé) para trocar o tanque aumentado, já trazendo o pequeno, que estava na moto, dentro de uma baú de 45 litros (sim, cabe, com uma pontinha pra fora, mas cabe).

3ª DICA: Troque os coxins (pecinhas de borracha, que seguram o tanque) por novos e originais, pois ele vai ficar mais pesado e os coxins velhos vão estar endurecidos, não cumprindo bem sua tarefa de ajustar o encaixe do tanque. São 2 coxins laterais e um central.

Quanto ao preço, deixo para o cara negociar, pois ele cobrou de mim menos do que o serviço vale. Através desta notícia estou compensando o trabalho extra (ou preço a menos) que ele teve com o meu tanque.

Para contato com o Giovani (de Bagé-RS-Brasil) o celular é (53) 9979 0624, e ele está estruturando sua oficina, de forma que deverá estar em novo endereço (mas ainda em Bagé) em 2012.

Era isso...

ATUALIZAÇÂO: O DDD estava errado (55, o da minha cidade), era 53 o correto. Alias, tem outro agora, um fixo... (53) 3312 1006 .

Abaixo algumas fotos.



















40 comentários:

  1. Nossa, mas ficou enorme esse tanque ! Tava curioso pra ver.
    Abraço.

    César

    ResponderExcluir
  2. A ideia de aumentar a autonomia da moto é boa, mas, ficou esteticamente desproporcional, muito feio mesmo, seria mas ideal se fizesse uma adaptação do tanque da 750.

    ResponderExcluir
  3. O tanque ficou de acordo com a largura de guidão e dos baús que uso (ver fotos acima). Quanto ao espação que ficou na superfície superior do tanque, resolvi colocando uma mala de tanque pequena da Gripho, removível com velcro (ficou realmente jóia). Também havia pensado em fazer uma aerografia, mas não é muito meu estilo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei!!! Tem como aumentar somente para 15 litros e quanto fica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala com o autor dessa proesa: O "Queixo" de Bagé-RS, pelo fone (55) 9979 0624.

      Excluir
  5. Realmente você é um profissional... Que pintura bem feita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala com o autor dessa proesa: O "Queixo" de Bagé-RS, pelo fone (55) 9979 0624.

      Excluir
  6. Ficou bem legal o trabalho. Me interessei, pois estou aquirindo uma shadow 2001, sou de Canoas/RS, minha esposa é de Rosário do Sul, estamos sempre indo lá, portanto, bem perto do autor desta proesa como tu bens fala. Mas a minha idéia é não deixar tão aberto, tipo, como falou o interlocutor anterior, deixar com uns 15 litros, talvez 3 litros de reserva. Que dê para rodar 240km numa de boa, mais a reserva. Mas pretendo comprar um tanque usado original para este serviço. Até havia me interessado pelo de Santa Isabel, mas sei lá, achei meio parado aquilo lá no ML, anuncio antigo, etc. Ainda bem que achei o teu blog...he he e conterrâneo, gente boa da fronteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A litragem só vais saber depois... mas tens razão, uns 15 litros seria de bom tamanho sim. Já a reserva, só depois para saber direito. Mas constatei uma NOVIDADE: Quando abasteço com a moto "em pé" (comigo sentado nela) entram mais uns 2 litros, talvez chegando aos 20 litros, depois vou saber com mais exatidão. Alias, temos motoencontro em Rosário agora no 1º/12, seria uma oportunidade de aparecer. Outro detalhe: A irmã da minha (com tanque ampliado) estava a venda em Dom Pedrito.

      Excluir
  7. O DDD do tel está errado é (53) 9979-0624

    ResponderExcluir
  8. Contribuição do Buru... o DDD estava errado. O correto é 53 e eu tinha posto 55, o da minha cidade. Valeu, está corrigido! E mais, agora também possui um telefone fixo, o (53) 3312 1006.

    ResponderExcluir
  9. gostei da dica parabens

    ResponderExcluir
  10. O da 750 não dá certp, para fazer adapatação simples?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só quem sabe mexer com tanques pode adaptar o encaixe do tanque para os coxins e quadro da moto. Sem adaptação não encaixa direito.

      Excluir
  11. Se alguém souber da adapatação do tanque da Shadow 750 para a Shadow 600 agradeço informação. Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Bom dia amigo! Parabens pela sua moto! Você saberia me dizer se tem como adaptar outro tanque na shadow 600? Tipo o da Intruder 1500... Me parece que um tanque de 15 lt não ficaria muito diferente estou enganado? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só quem sabe mexer com tanques pode adaptar o encaixe do tanque para os coxins e quadro da moto. Sem adaptação não encaixa direito. Teoricamente qualquer moto poderia ter seu tanque adaptado para outra do mesmo porte. Na prática tem que tirar e tentar, para ver se o encaixe (largura, profundidade e orelhas) são minimamente compatíveis... acabei de adaptar o de uma moto chinesa que vendem aqui do lado, no Uruguay, para minha Indruder 250. Quando estiver pronto publicarei algumas fotos.

      Excluir
  13. Vou aumentar o tanque da minha pequena "custon" Dafra 250 cc Kansas! ela só pega 9,5 litros, vou ver se dar pra colocar pra 13 ou 14 litros!. esse cara é bom!

    ResponderExcluir
  14. Olá bom dia. É possível instalar medidor de combustível nesse tanque alargado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta... só um customizador pra te dizer isto.
      Mas já te adianto que tem que adaptar uma bóia, fazendo uma abertura a mais no tanque. Começa buscando por "medidor combustível moto" e depois vai refinando a busca... já vem uns resultados que vão te permitir analisar melhor. Lembra que bóia e medidor são peças diferentes.

      Excluir
  15. Bom dia irmão, sabes se teria como fazer um tanque de Shadow 600 mais alto e arredondado doque chato?
    Abraço!

    Wilian.

    ResponderExcluir
  16. Tem sim, já ví rodando. Só não sei quem o faz.

    ResponderExcluir
  17. Mas com o original modificado mesmo ou será adaptação de outro tanque?

    Wilian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vendo com o customizador. Muitos preferem mexer num original por causa do encaixe inferior e torneira, que continuariam sendo originais. Sugiro comprar um no mercado livre só pra customizar.

      Excluir
  18. Executo fabricação e customização de tanque e peças para motos, acesse para mais informações de meus trabalhos. https://www.facebook.com/OverallChoppers?ref=hl

    ResponderExcluir
  19. Deixo seu tanque da shadow600 de 12 litros para 18 litros sem ficar gigantesco como a desta foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de ver isso, se conseguir já tem um comprador
      On

      Excluir
    2. Gostaria de ver isso, se conseguir já tem um comprador
      On

      Excluir
    3. Claudio Lima, aproveita e deixa teu telefone ou email aqui nos comentários. Seria de utilidade pública.

      Excluir
    4. Sou Fabricante de Tanque de Motos qualquer modelo, deixo seu tanque de shadow 600 e 12 para 18 litros sem ficar com este aspecto gigantesco, segue meu contato 47-96465631

      Excluir
    5. Acessem e veja alguns e meus trabalhos em https://www.facebook.com/OverallChoppers/

      Excluir
    6. Claudio, farias também nas Shadow 750 (que tem o relógio no tanque)?

      Excluir
    7. Ola Sandro, sem problemas poderei aumentar a capacidade de litragem na sua shadow 750.

      Excluir
  20. A quem interessar, contato de um customizador: www.overallchoppers.com

    ResponderExcluir
  21. Existe algum produto para passar no interior do tanque para evitar ferrugem.

    ResponderExcluir
  22. Existe algum produto para passar no interior do tanque para evitar ferrugem.

    ResponderExcluir
  23. Por favor tenho uma Shadow 2002 em São Paulo-SP e gostaria de saber qual o custo para a transformação do tanque.
    meu email:
    tinoswo@hotmail.com
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio Lima23 de maio de 2015 21:04

      Executo fabricação e customização de tanque e peças para motos, acesse para mais informações de meus trabalhos. https://www.facebook.com/OverallChoppers?ref=hl

      Excluir
  24. Suzuki Moto
    Nunca me deu problema é uma moto incrível e suporta anos sem dar defeito algum

    ResponderExcluir

Seja bem vindo, deixe seu comentário! (mas mantenha o respeito... comentários negativos feitos por usuários anônimos serão sumariamente apagados)