quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Lubrificante MK66 - Avaliação

Conforme combinado, estou publicando minha avaliação sobre o Lubrificante MK66 da FBS Lubrificantes (ver post anterior).

Tivemos aqui uma trabalho de equipe, pois, apesar de ser o único editor deste blog, tive alguns voluntários, os quais cito aqui e agradeço pela mãozinha: Marcelo e Matheus da LC motos, Juliana e Raquel da Triunfo Moto Taxi e o Flaco (José) mecânico da Av. Tamandaré. Todos com muitos Km rodados e sem tempo para maiores manutenções.

Os casos serão identificados apenas com números e modelos, sem nomes...

CASO 1 - Intruder 250 (este é minha, confesso)
Confesso que exagerei nesta, colocando produto demais e sem limpar a contento antes da aplicação. Em princípio estava bem lubrificada, mas foi bom ver a junção dos dois lubrificantes. Sem surpresas, parece ter funcioado bem, mas numa corrente já bem lubrificada não há muito o que analisar...

CASO 2 - Titan
A corrente estava seca, como todas a seguir, travada, com ruído e com alguma folga. O mais impressionante foi peceber que aquele líquido com cheiro de algum tipo de solvente volátil, foi penetrando na corrente e foi soltando os pontos em que estava travada. Após alguns minutos já havia adensado um pouco e a corrente aflouxou mais ainda, realmente destravando os pontos ruins.
No fim do teste o lubrificante estava na textura final, com aspecto da "graxa" que é, mas sem se soltar da corrente. Ficou menos pastoso do que ficam os Motul, mas bem aderido ao conjunto.

CASO 3 - Bros
Corrente praticamente seca, devido ao uso, como as demais, não estava tão ruim quanto outras, mas necessitava de um lubrificante decente... melhorou muito o aspecto!

CASO 4 - Titan
Corrente seca e levemente oxidada, recebeu muito bem o lubrificante e "branqueou" mais que as outras, creio que pela leve oxidação, normal para uma corrente tão rodada e que não costuma receber um lubrificante de qualidade como este.

CASO 5 - Titan
Este foi interessante, pois pegou a "rapa" do tubo e, apesar de ter recebido um mínimo de lubrificante, se soltou e deixou de fazer o ruído que tinha. Detalhe que ela estava lubrificada com um lubrificante comum, mas quando recebeu um pouco deste lubrificante se soltou de fato.

COMENTÁRIO:
Quanto às apĺicações que o tubo de 300ml permitiu, foram poucas, uma meia duzia, por conta da minha pouca prática... creio que dariam umas 10 ou 12 aplicações numa moto 125/150cc. Aprox. o mesmo que o Motul que costumo usar. Mas também escolhi algumas correntes secas e necessitadas de um bom lubrificante, o que exigiu mais quantidade do produto. Quanto ao preço, estimo em R$35 no varejo local, deve ser próximo ao do Motul, ou seja, com um custo de pouco mais de R$ 3 numa aplicação comum (normal para um lubrificante de bom nível como este).
Quanto ao "resgate das correias travadas", ele se fez eficiente, ótimo para se ter numa oficina, onde a maioria dos clientes desconhecem o que é lubrificação adequada.
Quanto à aderencia, me pareceu boa. Pena que não tive como testar na minha Shadow, em viagem, para ver se realmente se fixa.
No geral é ótimo, com características próprias, mas sem nome ainda. As fotos dos casos acima devem falar por sí próprias mais alguns detalhes.

SORTEIOS: Em breve instruções a respeito.

FOTOS:


3 comentários:

  1. no MC ele está de $25,00

    ResponderExcluir
  2. Já utilizo o MK a algum tempo. Lubrificante muito bom e com ótimo R$

    ResponderExcluir
  3. Conheça as motos mais bonitas e baratas do mercado. Na Suzuki você encontra a moto que procura.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo, deixe seu comentário! (mas mantenha o respeito... comentários negativos feitos por usuários anônimos serão sumariamente apagados)