terça-feira, 19 de agosto de 2014

Obligado-Itapuá-Paraguay

 

4º Encuentro de Moto Viajeros... Obligado fica no sul do Paraguay e aconteceu lá este evento que fui conferir. Confesso que estava curioso de como seria o evento numa colônia alemã num país tão diferente disso como o Paraguay... é, foi bom, mas também não foi. Me explico...

IDA
Fui sozinho na sexta-feira/viernes, "catei" um colega de viagem na metade do caminho (ele estava sem combustível no meio da estrada, era novato) e chegamos nos acompanhamos até Posadas, na Argentina, fronteira com Encarnación no Paraguay. Eu havia andado 600Km e estava a míseros 40 Km de Obligado, mas s fatores de risto eram tantos que parei num hotel alí mesmo... Eram a chuva, de noite, num estrada/ruta desconhecida e que estava em obras, e como se não bastasse a chuva veio acompanhada de descargas elétricas. Aí foi o fim da picada, pois definitivamente não estavam nos meus planos servir de para-raio nos últimos km da jornada.

SÁBADO PELA MANHÃ
Manhã ensolarada, como foi o resto do dia. Saindo do hotel, fiz um passeio em Posadas, comprei um carregador para o celular (esqueci do meu em casa) e me dirigi à ponte internacional. Uma vez lá usei uma dica que me deram: Usar a fila para motos, lá dentro, pois a dos carros é muito longa e quase não anda (um colega nosso de trike, triciclo, passou pela dos carros noutro horário e achou muito ruim). Depois disso fiz algum cambio em Guaranis e me dirigi à "Ruta 6ª" que leva à Obligado (em Itapuá, Colonia Unidas) a cerca de 40 Km da ponte. Evitei entrar em Encarnación desta vez, numa próxima talvez faça isto. Cheguei aprox. 11h da manhã no evento.

O EVENTO
Interessante a cidade, bem jeitão de colônia. Ficou claro que eram mesmo moto viajantes que iam ao evento. Tínhamos Argentina, Brasil e Uruguay bem representados e outros mais (ví até uma placa do Texas). O movimento era tranquilo e a quantidade de motos boa, mas pela tarde isto aumentou e ficou realmente cheio. Era gente de todo lado e me chamaram mais a atenção os organizadores (Christian Motorcycles, Motociclistas Cristãos) e os Motociclistas Templários (que tinham até um toldo deles). Era um ótimo ambiente, e passei muito bem acompanhado dos colegas uruguayos! Só que eu (pessoa, particular) tive 2 problemas...

PERDI A CHAVE DA MOTO
Rátia minha, deixei no bolso da calça (ao invés de prender no pescoço como sempre faço) e acabei mexendo na calça atrás de uma barraca no camping (numa área de pedras britadas) e lá ficou a chave quase totalmente enterrada. Busquei por vários pontos, falei com alguns e até no microfone foi anunciado, mas só localizei usando a memória de refazendo meus passos com uma ótima lanterna de LED na mão. Se não fosse a lanterna não teria achado, pois só o parco brilho do metal da chave quase totalmente enterrada foi que me permitiu acha-la.

ROUBARAM MEU CELULAR
Pois é... com esse negócio dos celulares modernos servirem de computadores, a bateria acaba rápido e tem que se carregar toda hora, e com a noite anterior sem o carregador (nem o hotel tinha um igual) acabei passando com ele muitas horas numa tomada, carregando. Com isso, após a 1ª cochilada da noite, acordei à 1h da manhã e quem diz que encontro o celular... ficou só o carregador, e nada do celular. Depois disso foi uma novela conseguir um computador com internet, atualizar o anti-virus desse computador e trocar todas as minhas senhas relevantes, e, muito importante, bloquear minha linha de celular, para evitar imprevistos. Consegui fazer isto tudo pela internet e recuperei meu número de celular quando voltei para minha cidade, na loja da operadora de telefonia (tenho um pós pago, "de contracto" como se diz no Uruguay). Por sorte meu chip uruguayo estava fora do celular na hora do roubo.

DIA DAS CRIANÇAS
Pelo menos teve algo especialíssimo no evento: Nós tivemos a oportunidade de aparecer em número reduzido de motos (menos de 10) na festa do dia na criança no Paraguay... chegamos numa praça cheia de crianças onde, ao chegarmos, todas elas vieram para o nosso lado e fizeram aquela festa na volta das motos. Foi fabuloso poder ver o brilho nos olhos das crianças, e a forma com que fizeram fila para ser fotografadas nas motos. Acho até que vamos repetir algo nesse sentido por aqui no futuro.

VOLTANDO PARA CASA
Pelo menos um dia ótimo tinha que ter na viagem... ensolarado, saímos juntos com destino ao Uruguay, fomos juntos até passar a ponte e a imigração, depois abastecer e por fim sair da cidade. Alguns km depois nos separamos em 3 grupos e eu fiquei nos rapidinhos, que iam longe e queriam chegar no mesmo dia. Meus colegas iam para Melo e eu ficava no caminho deles. A passagem em Libres rendeu até uma foto legal na aduana, com um novato que cumpria bem o dever dele e que até tirou uma foto para nós. Só me enganei um pouco na hora em que eles me perguntaram se seguiam por Quaraí ou por Alegrete, confesso que me atrapalhei na hora e achei que pra eles que entram no trevo para Dom Pedrito, a diferença era pouco... e até não era muita mesmo, apenas 57 Km a mais segundo o maps... mas pra mim, que acompanhei eles, rodei 110 Km a mais. Mas o verdadeiro espírito foi o de voltar por outro caminho mesmo, só para variar. Tudo foi uma grande diversão na real, mesmo chegando de noite aqui, e aproximadamente meia noite chegando em Melo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, deixe seu comentário! (mas mantenha o respeito... comentários negativos feitos por usuários anônimos serão sumariamente apagados)