domingo, 2 de fevereiro de 2014

DICAS

Lavar o motor pode trazer problemas em seu desempenho.
Lavar o motor e deixá-lo tinindo é sinal de capricho. Mas o tempo passou, a eletrônica invadiu as motos e com isto alguns cuidados são necessários ao se lavar o motor. Mais do que prejudicar o desempenho, a água pode danificar os componentes eletrônicos instalados, mas devemos entender que os componentes que ficam expostos normalmente são blindados e resistem bem a exposição a água, lembre-se, eu disse, então só "resiste" se você não afoga-lo literalmente, dificilmente terá problema, então lave sua motocicleta e seja feliz.


É melhor para o motor usar gasolina aditivada ou comum.
Os dois tipos de gasolina podem ser usados, a aditivada contêm elementos químicos detergentes que ajudam a manter o motor limpo. Recomenda-se, entretanto, consultar a especificação exata indicada no manual do proprietário e usar apenas o combustível indicado para sua motocicleta.


Esquentar o motor antes de sair com a moto aumenta sua vida útil.
Se o motor tiver sistema eletrônico de gerenciamento, como todos as novas motocicletas, é falso. Tanto a lubrificação como a dosagem da mistura ar/combustível já estão devidamente programadas e a eficiência da bomba de óleo, bem como da de gasolina, proporciona o desempenho adequado mesmo com o motor ainda frio. Em motocicletas mais antigas (carburadas) a afirmação é verdadeira, pois no início do funcionamento eles apresentam deficiência de lubrificação e desequilíbrio na mistura ar/combustível, provocando maior atrito entre as peças metálicas.


Deve-se acionar a embreagem antes de ligar o motor.
Acionando a embreagem, alivia-se a carga no volante do motor no momento da ignição, embora não exista uma orientação oficial das fábricas para que esse procedimento seja adotado.


Peças compradas em concessionárias são melhores.
As concessionárias recebem peças das fábricas de motocicletas devidamente checadas pelo controle de qualidade. Dessa forma, em um eventual defeito, o cliente terá a garantia da reposição, tanto da peça como do serviço. Peças não originais podem até ser mais baratas, mas não terão da montadora a garantia da procedência e da reposição em caso de problema.


Chiados e assobios ao acionar os freios indicam problemas.
Alguns materiais utilizados na fabricação das pastilhas, e até mesmo poeira ou sujeiras, podem fazer surgir ruídos e assobios, que tendem a desaparecer com o uso contínuo. O simples desgaste dos discos e das pastilhas também pode ser a causa de chiados e outros barulhos estranhos. Para saber em que exata situação se encontram os freios de sua motocicleta, e para sua segurança, o melhor é levá-lo a uma oficina especializada.

PEÇAS ORIGINAIS OU PARALELAS
Peças originais, só valorize as que realmente importam: Motor, cambio, suspensão, quadro - peças cuja fabricação TEM que ser adequadas/específicas da moto e geralmente só o fabricante garante isso.
O resto são peças de consumo (pneus, pastilhas, lampadas, oleo, filtros, mangueiras, juntas, manete, manopla, espelho, etc), e nestas procure as de qualidade em primeiro lugar, segurança em segundo e preço em terceiro.
Nunca troque um espelho concavo original por um espelho personalizado com vidro reto, por exemplo! MAS também nunca pague 100 reais por um filtro de óleo original se o MESMO filtro sem o selo da marca for vendido por 20 reais no mercado!
Pastilha de freio, tem de tudo hoje em dia, das péssimas às otimas.
Pergunte pra quem entende. Lembre que as peças originais (qualquer peça) no Brasil custam o quadruplo do preço que valem!

Bom domingo a todos irmãos.

Texto transcrito de um email enviado por um dos manos para a lista da Irmandade Sem Fronteiras (Brasil).
Conteúdo liberado pelo remetente para (re)publicação. Nas palavras do mano, "conhecimento tem valor quando compartilhado com os  demais".

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